Cozinhas Comunitárias

image

Cozinhas Comunitárias

As Cozinhas Comunitárias Cariocas são unidades de alimentação e nutrição com produção de refeições nas comunidades da Cidade do Rio de Janeiro. As refeições não são consumidas no local, as Cozinhas preparam e fornecem, em embalagem personalizada do Programa e o beneficiário as retira sem nenhum custo.

Cada Cozinha Comunitária Carioca deve preparar e fornecer 67.200 refeições ao ano, tendo como média de preparo e distribuição: 1.400 (mil e quatrocentas) refeições por semana.

O público-alvo do Programa é constituído, prioritariamente, por grupos sociais vulneráveis à fome, a exemplo de trabalhadores de baixa renda, idosos, desempregados oriundos de comunidades de baixa renda, populações desassistidas e situadas abaixo da linha de pobreza, devidamente cadastrados no CADÚNICO. O mapeamento e cadastramento dos beneficiários do programa é feito com apoio dos CRAS do território.

A primeira Cozinha Comunitária Carioca foi destinada ao Projeto Sacode Mangueira, na quadra da Estação Primeira de Mangueira. A segunda Cozinha inaugurada foi a Comunitária Carioca do Renascença, que funciona dentro do Clube Renascença no bairro do Andaraí.

Read More

Cidade das Crianças Leonel Brizola

image

Cidade das Crianças Leonel Brizola

A Cidade das Crianças foi inaugurada em 2004 com aproximadamente 190.000 m² e é um equipamento esportivo da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e integra a rede de Vilas, Parques e Complexos esportivos da SMEL, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Contando com uma grande infraestrutura com área lazer proporcionando entretenimento aos seus usuários, sendo possível durante a semana a visitação de usuários dispostos a usufruir das dependências do equipamento para o lazer livre, fazendo uso dos espaços esportivos, teatro, visitação ao viveiro, brinquedoteca, salas de jogos e banho livre na piscina.

Tendo em vista o histórico cultural do equipamento, é comum mesmo durante a semana a visitação de usuários dispostos a usufruir das dependências do equipamento para o lazer livre, fazendo uso dos espaços esportivos, teatro, visitação ao viveiro, brinquedoteca, salas de jogos e banho livre na piscina.

O equipamento tem duas quadras polivalentes, pista de atletismo, campo de futebol com grama sintética, piscina para adulto e criança, auditório para 400 pessoas.  Nas instalações são praticadas lutas, ballet, jazz, dança de salão, basquete, handebol, vôlei, atletismo, futebol e ginástica, além do atendimento multidisciplinar e a pessoas com deficiência, causando um positivo impacto social na vida dos moradores da região.
Read More

Vila Olímpica Jornalista Ary de Carvalho

image

Vila Olímpica Jornalista Ary de Carvalho

A Vila Ary de Carvalho, para a população da região tem fundamental importância no que tange ao oferecimento do esporte como ferramenta democrática e inclusiva, para que possa corroborar com desenvolvimento social através da melhora da qualidade de vida e do desenvolvimento de senso crítico, afastando a população do contato com as drogas e minimizando a vulnerabilidade social.

Podemos descrever as atividades desenvolvidas como, aulas que são ministradas por profissionais devidamente habilitados e credenciados a desenvolver suas atividades com qualidade e segurança ao público beneficiário. No quadro profissional do equipamento possuímos professores de educação física, técnicos de enfermagem, psicólogo, pedagogo, assistentes sociais e corpo administrativo que dá suporte ao funcionamento do espaço.

Read More