image

Cozinhas Comunitárias

As Cozinhas Comunitárias Cariocas são unidades de alimentação e nutrição com produção de refeições nas comunidades da Cidade do Rio de Janeiro. As refeições não são consumidas no local, as Cozinhas preparam e fornecem, em embalagem personalizada do Programa e o beneficiário as retira sem nenhum custo.

Cada Cozinha Comunitária Carioca deve preparar e fornecer 67.200 refeições ao ano, tendo como média de preparo e distribuição: 1.400 (mil e quatrocentas) refeições por semana.

O público-alvo do Programa é constituído, prioritariamente, por grupos sociais vulneráveis à fome, a exemplo de trabalhadores de baixa renda, idosos, desempregados oriundos de comunidades de baixa renda, populações desassistidas e situadas abaixo da linha de pobreza, devidamente cadastrados no CADÚNICO. O mapeamento e cadastramento dos beneficiários do programa é feito com apoio dos CRAS do território.

A primeira Cozinha Comunitária Carioca foi destinada ao Projeto Sacode Mangueira, na quadra da Estação Primeira de Mangueira. A segunda Cozinha inaugurada foi a Comunitária Carioca do Renascença, que funciona dentro do Clube Renascença no bairro do Andaraí.