Há mais de duas décadas foi construído, em Jardim Bangu, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, um galpão para atender aos fabricantes de calçados da região, mas a ideia inicial ficou apenas no papel e o espaço permaneceu ocioso durante alguns anos.

Os moradores do bairro acreditaram que poderiam aproveitar a área, em prol de um bem comum para toda comunidade. Dessa forma, mesmo sem recurso, o velho galpão ganhou espaço para oferecer atividades físicas, culturais e de lazer para a comunidade.

Finalmente, no dia 4 de julho de 2014, o Polo Esportivo e Cultural Jardim Bangu foi inaugurado, como um local provedor de esporte gratuito para toda a comunidade.

O espaço recebeu uma revitalização e os projetos assumiram abrangência na região, tendo sido contempladas com as ações, aproximadamente 12.000 (mil) pessoas, desde sua inauguração.

Nos dias atuais o Polo Jardim Bangu funciona como uma das 27 Vilas Olímpicas do Rio de Janeiro, e tem gestão do Instituto Carioca de Atividades, (ICA), sendo denominado como “Vila Olímpica Polo Jardim Bangu”.

Neste ano de 2022, a Vila Olímpica Polo Jardim Bangu, tem matriculados 1.421 alunos ativos; e funciona com um quadro efetivo de 50 profissionais, entre diretoria, instrutores, educadores físicos, técnicos de enfermagem e serviços gerais.

As modalidades oferecidas na Vila Olímpica são: Alongamento, Ballet, Dança de Salão, Dança Fitness (Zumba), Ginástica Localizada, Aeróbica e Funcional para adultos, e para as crianças tem Ginástica Funcional Kids; Jiu Jitsu, Judô, Karatê, Muay Thai, Pilates e Tai Chi Chuan. Tudo isso gratuitamente!

O espaço funciona de segunda a sábado e está localizado na Rua Roque Barbosa, s/n, Bairro Jardim Bangu.

@polojardimbangu
@vilaolimpicapolojardimbangu
@smelrio